Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, (Itta Bena - Mississippi, 16Sstembro de 1925 - Las Vegas, 14 de maio de 2015) foi um guitarrista de Blues, compositor e cantor norte americano. O "B. B." em seu nome significa Blues Boy, seu pseudônimo como moderador na rádio WDIA. Foi considerado o 6º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stones
Começou por tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da Igreja com a Second Street e chegou mesmo a tocar em quatro cidades diferentes aos sábados à noite. É um dos mais reconhecidos guitarristas de Blues da actualidade, sendo por vezes referido como o Rei do Blues. É bastante apreciado por seus solos, nos quais, ao contrário de muitos gutarristas, prefere usar poucas notas. Certa vez, B.B. King teria dito: "posso fazer uma nota valer por mil".
"Num sábado à noite ouvi uma guitarra elétrica que não estava a tocar espirituais negros. Era T-Bone interpretando "Stormy Monday" e foi o som mais belo que alguma vez ouvi na minha vida." recorda B. B. King, "Foi o que realmente me levou a querer tocar Blues".
A primeira grande oportunidade da sua carreira surgiu em 1948, quando atuou no programa de rádio de Sonny Boy Williamson, na estação KWEM, de Memphis.
Com êxito "Three O'Clock Blues", em 1951, B. B. King começou a fazer turnês nacionais sem parar, atingindo uma média de 275 concertos/ano. Só em 1956 B. B. King e a sua banda fizeram 342 concertos, dos pequenos cafés, teatros de "gueto", salões de dança, clubes de jazz e de rock, grandes teatros para concertos sinfônicos aos mais prestigiados recintos nacionais e internacionais, B. B. King depressa se tornou o mais conceituado músico de Blues dos últimos 40 anos, desenvolvendo um dos mais prontamente identificáveis estilos musicais de guitarra, a nível mundial.
O seu estilo foi inspirador para muitos guitarristas de rock. Mike Bloomfield, Albert Collins, Buddy Guy, Freddie King, Jimi Hendrix, Otis Rush, Johnny Winter, Albert King, Eric Clapton, George Harrison e Jeff Beck foram apenas alguns dos que seguiram a sua técnica como modelo.
Gênero: Blues, Blues Rock, R&B
- Always On My Mind
- At Last feat. Diane Schuur
- Baby I Love You feat. Bonnie Raitt
- Blues Man
- Guess Who
- Help The Poor feat. Eric Clapton
- I Can't Stopo Loving You feat. Diane Schuur
- I Need You So
- If You Love Me feat Van Morrison
- In The Midnight Hour
- Into The Night
- Key To The Highway feat. Eric Clapton
- Love Me tender
- My Lucille
- Need Your Love So Bad feat. Sheryl Crow
- Please Send Me Someone To Love feat. Mick Hucknall
- The King The God and The Stars feat. Eric Clapton
- There Is Something On Your Mind feat. Irma Thomas
- Since I Met You Baby
- Stand By Me
- We're Gonna Make It feat. Irma Thomas
- What A Wonderful World
- You And Me Me And You
- You Don't Know Me feat. Diane Schuur
Nenhum comentário:
Postar um comentário