Solomon Vincent McDonald Burke (Filadélfia, 21 de março de 1940 — Amesterdão, 10 de outubro de 2010), sendo mundialmente referido como Rei do Rock 'N Soul e Bispo do Soul, foi um cantor e compositor de música soul, gospel e rock americano, reconhecido como um dos músicos mais influentes do século XX, responsável pela introdução de ritmo gospel nas músicas de soul e rock & roll. Já vendeu cerca de 17 milhões de álbuns e foi eleito pela revista Rolling Stone o 89º maior artista da música de todos os tempos.
De família muito religiosa, ele frequentou os cultos desde a infância. Sua estréia musical foi no coro da igreja quando tinha nove anos, logo depois estava pregando e cantando.Adulto apareceu várias vezes ao lado do pastor Martin Luther King e desfrutou de uma relação especial com a Igreja Católica, ele e sua família foram convidados, em 2000, para se apresentarem no ‘Jubileu da Família’ e desde então, participavam todos os anos da celebração do Natal no Vaticano.
Introduzido no Rock and Roll Hall of Fame somente em 2001, sua carreira ressurgiu em 2002, com o lançamento de ‘Don't Give Up On Me’ onde ele canta canções escritas especificamente para o álbum por vários artistas incluindo Bob Dylan, Brian Wilson, Van Morrison, Elvis Costello e Tom Waits. ‘Don't Give Up On Me’ ganhou o Grammy de melhor álbum de blues contemporâneo em 2003. Em 2008, Solomon voltou ao estúdio para gravar o álbum ‘Like a Fire’ com canções escritas por Ben Harper, Eric Clapton, Jesse Harris, Keb 'Mo', Meegan Voss e Steve Jordan. O álbum também foi indicado para o Grammy de melhor álbum de blues contemporâneo de 2008.
Gênero(s): soul, gospel, rock, blues
- Don't Give Up On Me
- Good For Nothing ( Nergens Goed Voor) feat. De Dijk
- Hold On Tight feat. De Dijk
- I Got The Blues
- Like A Fire
- No One feat. De Dijk
- Nothing's Impossible
- Only A Dream
- Say You Love Me Too
- You Needed Me
Nenhum comentário:
Postar um comentário